Como usar o Linkedin para atrair talentos de TI


O problema dos sites de emprego é terem uma audiência focada basicamente na procura de um novo emprego. Portanto, a única opção para as empresas é publicar um anúncio e esperar.

No entanto, essa dinâmica impede o acesso a candidatos passivos. Ou seja, aqueles que não estão ativamente à procura de trabalho, mas podem estar interessados em uma oportunidade de carreira. E é aí neste aspecto que o LinkedIn está a mudando o cenário.

Agora, é possível identificar candidatos talentosos, que não estejam necessariamente à procura de emprego. Quando se encontra alguém com um conjunto adequado de habilitações, experiência e cultura, é possível iniciar conversações para convidá-lo a integrar o time de um projeto.

Como? Aqui estão algumas sugestões:

1 – Causando uma boa impressão
Assim como no mundo real, no virtual também deve haver um esforço para se dar uma boa impressão. Isso passa por ter uma presença constante no LinkedIn, acualizada e dinâmica. O mínimo a fazer é ter uma página da empresa, permanentemente atualizada, e que mantenha um compromisso com a comunidade de bem informar.

Neste sentido, as páginas empresariais do LinkdedIn oferecem agora um upgrade mais dinâmico e eficaz para compartilha de conteúdo. É possível mostrar fichas sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. E até oferecer empregos.

2 – Identificando habilidades e competências dos candidatos
Para incluir palavras-chave no perfil procurado, podemos usar um pequeno truque: procurar perfis semelhantes de pessoas que estão na mesma situação e ver que palavras usam. Além disso, os candidatos podem encontrar ofertas semelhantes em empresas no mesmo setor.

3 – Indo mais longe
Ao identificar um perfil adequado pode-se clicar no canto superior direito da página para acessar um conjunto de perfis semelhantes. Assim, é possível encontrar outros candidatos de campos e setores afins.

4- Utilizando os contatos dos funcionários
É aconselhável pedir aos membros da equipe para que, caso conhecem candidatos para a nova posição necessária, indiquem ou os incluam em suas próprias conexões, para facilitar o contato.

Os grupos
Os grupos do LinkedIn são outro recurso gratuito do Linkedin muito útil para encontrar novos talentos. Em suma, é possível identificar os líderes dessas sub-redes de conhecimento, ver quem responde mais às perguntas e oferecem mais conselhos.

Se a empresa estiver envolvida nesses grupos pode ter uma visão melhor do que está a acontecer no mercado e poderá explicar as suas prioridades aos empregados com potencial.

Fonte: CIO

Abs

Luiz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: