Microsoft e IBM se destacam no ranking das 10 empresas de TIC que mais geram valor


Pelo segundo ano consecutivo, a Dom Strategy Partners realiza o estudo MVP Brasil – Tecnologia e Telecom 2014, que aponta as empresas de TIC que mais geram valor, a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders, considerando aspectos tangíveis e intangíveis. Este ano, duas empresas se destacaram com pontuação acima de 8, atípicas para o segmento: a Microsoft, com 8,14 e a IBM, com 8,06. O ranking completo inclui ainda Totvs, Stefanini, UOL, Vivo, Claro, TIM, GVT e Atento.

Foram pesquisados e monitorados diferentes públicos das principais companhias de TI e Telecom do País, recortadas pela DOM através das mil maiores empresas. A análise é feita com base em uma metodologia desenvolvida pela própria consultoria, que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas é agregado – ou destruído – e quantificado em função da percepção que os públicos dessas companhias têm ao interagir com elas, seja em processos de comunicação, relacionamento ou transações.

“O resultado é uma combinação de informações obtidas através de pesquisa diária de campo, mídia tracking e monitoramento dos stakeholders, cobrindo 62 ativos”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners. O que explica a ausência, no ranking, de grandes empresas como SAP, Oracle. Elas podem ter pontuado bem em alguns ativos, e perdido pontos preciosos em outros.

Entre os ativos analisados estão Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais. “Relacionamento com os clientes é um fator crítico para as empresas de telecom, assim como compliance é um fator crítico para TI”, explica Domeneghetti. Este ano, inovação e a busca de novas oportunidades de negócio foram aspectos decisivos para o aumento das notas conferidas para algumas empresas, como Microsoft, IBM e Vivo.

“Sistemas de Gestão e Visão Estratégica são dois pontos que as empresas de TI e Telecom precisam trabalhar melhor, comparadas a outros setores da economia. Sustentabilidade, e não estou falando de TI verde não, mas de sustentabilidade do negócio como todo, é outro aspecto que passa longe desses setores”, comenta Domeneghetti. “Ações ligadas à inovação, como pesquisa e desenvolvimento de novas maneiras de se trabalhar, por exemplo, foram alguns dos quesitos avaliados sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos”, explica.

A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

Confira o ranking 2014 de TI & Telecom

TI e Telecom/Contact
Center
Nota
Microsoft 8,14
IBM 8,06
Totvs 7,92
Stefanini 7,91
UOL 7,64
Vivo 7,12
Claro 7,11
TIM 7,09
GVT 7,07
Atento 7,01

A título de comparação, em 2013 o rankingde TI &Ttelecom foi o seguinte:

TI e Telecom/Contact Center Nota
Microsoft 7,95
Totvs 7,92
Stefanini 7,90
IBM 7,89
SAP 7,74
Claro 7,13
Vivo 7,04
GVT 7,02
TIM 6,96
Atento 6,82

A Dom Partners também divulgou as empresas que mais se destacaram em 2014 em outros segmentos econômicos. Entre eles, Mídia & Internet e Bens de Consumo Duráveis. A Google foi a única a pontuar acima de 8 entre as Top 5 de Mídia & Internet, com nota 8,11. E Apple e Samsung se destacaram no ranking de Bens de Consumo Duráveis, com notas 8,19 e 8,15, respectivamente. A performance da Apple foi suficiente para inclui-la entre as Top 10 do ranking Geral, na décima posição.  Apple e Google também são as únicas empresas da área de tecnologia a constarem das Top 10 do Índice de Reputação, que leva em conta imagem e credibilidade. Já a Samsung aparece entre as Top 10 em relação ao Índice de Performance, que ainda tem a Totvs e a Netshoes entre as 15 mais.

123

1234

Fonte: CIO

Abs

Luiz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: