Qual a diferença entre eficiência e eficácia?


Definição de eficiência, eficácia e a diferença entre os dois conceitos

checklist com níveis de qualidade em eficiência e eficácia
eficiência e eficácia
Um colega/leitor me alertou para o fato de que eu postei um vídeo para ilustrar, de forma divertida, os conceitos de eficiência e eficácia, entretanto não trouxe uma definição de cada um dos conceitos: o que é eficácia e o que é eficiência.
Portanto, preparei esta publicação com foco nestes dois princípios básicos para quem está estudando qualidade,processos, indicadores de desempenho, ou temas correlatos.

Vale também a observação que eficiência e eficácia é assunto trabalhado dentro de cursos deITIL Foundation, dentro do programa da melhoria contínua dos serviços.

Definição de eficiência e eficácia

Eficácia: é atingida a medida em que se atinge o objetivo esperado. Caso um projeto, serviço, produto produzido ou plano atinja o objetivo inicial, significa que foi eficaz. Na informalidade, dizemos que ser eficaz é fazer a coisa certa.
Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza com todos os requisitos planejados. Esta construtora foi eficaz.
Eficiência: esta relacionada ao desempenhoEficiência é atingida quando o desempenho empregado na atividade é igual ou ultrapassa o desempenho esperado, independente do objetivo. Na informalidade, dizemos que ser eficiente é fazer da melhor maneira.
Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza em tempo menor do que o esperado. Esta construtora foi eficiente.

Diferença entre eficiência e eficácia em dois exemplos

Exemplo 01
Duas construtoras são responsáveis por entregar edifícios semelhantes, em uma mesma rua, contando com as mesmas condições de trabalho: construtora A e B. Ambas atingem o objetivo: entregam o edifício pronto, entretanto a construtora B conclui em tempo menor. Isto significa que A e B foram eficazes, entretanto B foi mais eficiente. 

O melhor desempenho da construtora B, neste caso, está relacionado ao aspecto de tempo. Entretanto, outros aspectos podem ser levados em consideração para mensurar a eficiência do mesmo projeto: custo, qualidade, segurança, entre outros.

Exemplo 02

Este é um exemplo mais descontraído, que costuma ser usado apenas didaticamente. O exemplo da partida de futebol.

Imagine um jogo de futebol em que o time A teve apenas 35% de posse de bola, e dois chutes a gol, enquanto adversário apresentou indicadores superiores: 65% de posse de bola e 14 chutes a gol.

Apesar destes números, o time A fez um gol e venceu a partida. A conclusão é que o time A foi menos eficiente quando comparado a seu adversário, mas foi mais eficaz.

Abs
Luiz
Anúncios

Uma resposta to “Qual a diferença entre eficiência e eficácia?”

  1. Jaguar_yh Says:

    Estou recebendo em duplicidade, por favor corrigir.

    Obrigado.  


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: