Setor de serviços é o que mais investe em soluções de TI no Brasil


Censo realizado pela Federação das Associações da América Latina, Espanha, Portugal e Caribe de Entidades de Tecnologia da Informação (ALETI), em parceria com a Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), revela que o setor de Serviços, que inclui as verticais de Saúde, Educação, Engenharia, Comunicação, e Jurídicos, entre outros, é o que mais investe em soluções de TI no Brasil, respondendo por 23,5% do faturamento das empresas brasileiras fornecedoras de soluções de TI. Foram ouvidas 538 empresas, no segundo semestre de 2013.

No volume de negócios, o primeiro lugar fica com a categoria Software e Aplicativos, com 18,4%, seguida por Software desenvolvidos por encomenda (15,6%).  Software como Serviço (SaaS) responde por 10,7%.

Já em relação aos serviços prestados, o mais adquirido é o de consultoria, com 9,2%, seguido por helpdesk, com 8%, e outsourcing de profissionais, com 4,3%.

“Embora o setor de Serviços se sobressaia, o estudo mostra que há um equilíbrio entre as verticais que investem em TI. Mas fica claro que existe a prioridade das empresas atualmente em investir em softwares que auxiliam processos”, afirma Luis Mário Luchetta, presidente da Assespro Nacional.

Ainda segundo o estudo, os diversos segmentos da Indústria, que contemplam produtos alimentícios, químicos, têxteis, automobilística, metalúrgicas e de móveis, entre outros, são responsáveis por 19% dos investimentos.

Empatados no terceiro lugar, com 14,5%, aparecem o Varejo e as entidades ligadas ao Governo, que incluem as esferas Executiva, Legislativa e Judiciária, além de Segurança e Forças Armadas.

“Realizamos o primeiro Censo em 2012 somente no Brasil, e por meio da ALETI expandimos a iniciativa para os outros países. A informação contida no estudo não é habitualmente levantada, nem pelos governos, que se focam em renda e emprego, nem pelas empresas comerciais de pesquisa, que consideram a indústria local de TI apenas como potenciais parceiros para as grandes empresas multinacionais”, explica  Luchetta.

Fonte: CIO

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: