É preciso repensar o processo de governança de TI


Os processos de governança das empresas vêm sendo estabelecidos para garantir o alinhamento dos investimentos de TI com o negócio. Porém, algumas práticas têm se mostrado mais prejudiciais do que benéficas.

Tomemos o exemplo de projetos de desenvolvimento de sistemas. A maior parte dos processos de governança estabelecidos para esta área costumam pregar que se comece fazendo a definição dos objetivos do projeto e o levantamento dos benefícios de negócio esperados para o projeto. Este é um bom começo, porém a partir daí os processos costumam tomar caminhos um pouco menos “interessantes” – eles definem e detalham o escopo do projeto, e é este escopo que costuma ser colocado nos mecanismos de controle da governança.

É até compreensível que os processos de governança tenham começado desta forma. Até há pouco mais de 10 anos, praticamente ninguém falava de outra forma de gerir um processo de desenvolvimento que não fosse com uma “mão firme” controlando o escopo do projeto. Os problemas que costumam ocorrer com este tipo de abordagem eram sempre atribuídos a uma gestão ineficiente, ou a processos ainda não maduros de levantamento de requisitos. Um terceiro ponto é que todas as empresas “estavam no mesmo barco”, sofrendo os mesmos problemas e com isto as falhas que ocorriam nos projetos não atrapalhavam significativamente a competitividade da empresa, visto que a concorrência estava caminhando no mesmo passo.

Porém, atualmente os processos ágeis de desenvolvimento de software, que pregam uma revisão e um realinhamento constante do escopo do projeto, têm se mostrado muito mais eficientes, e principalmente eficazes, para atingir os objetivos de negócio dos clientes. E para que se possa realmente aproveitar estes benefícios, mantendo o acompanhamento que as empresas necessitam, os processos de governança precisam mudar também, e para melhor!

Afinal, nenhuma empresa teve dentro dos seus planos ou objetivos desenvolver uma lista de funcionalidades. O que toda empresa busca é atingir um objetivo de negócio – aproveitar uma oportunidade de negócio, criar um diferencial competitivo, otimizar um processo ou mesmo reduzir custos. E é desta raiz que precisamos tirar as bases para a reformulação dos processos de governança.

O que precisamos atualmente é de um processo de governança que perceba que os principais desafios da empresa não vão ter uma resposta simples, e vão precisar de um processo que englobe aprendizado e ajustes para efetivamente atingir resultados.

artigo_Dextra

Quando começamos a olhar a governança por este enfoque, algumas conclusões ficam claras:

  • 1 – Os projetos precisarão ser continuamente acompanhados através dos resultados de negócio planejados e que estão sendo efetivamente atingidos

  • 2 – A governança vai ter que acompanhar projetos multidisciplinares – dificilmente um projeto de uma área específica vai ser suficiente para atingir um objetivo elaborado de negócio. Isto é mais significativo ainda para a área de TI, onde os projetos serão quase sempre feitos em parceria com as áreas.

  • 3 – O processo terá que prever o aprendizado que certamente vai acontecer durante os projetos.

  • 4 – Os projetos deverão se orientar para gerar este aprendizado o mais rápido possível (uma fonte de inspiração que muitas empresas já estão usando é organizar suas iniciativas na linha de lean startups)

  • 5 – A escolha de parceiros e fornecedores vai ter que levar em conta a capacidade de atuação dentro de um processo interativo, assim como seu histórico de sucesso

  • 6 – Os stakeholders do projeto vão precisar se envolver mais efetivamente durante todo o ciclo do projeto – afinal, estamos assumindo que o projeto vai evoluir continuamente, e os stakeholders vão precisar estar próximos para participar deste realinhamento

 

E como anda seu processo de governança? Não está na hora de reavaliá-lo, e torná-lo um aliado para viabilizar as transformações de que seu negócio está precisando?

 

(*) José Fernando Madureira Guedes é diretor de operações da Dextra

Fonte: CIO

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: