Sete erros que todo líder deve evitar cometer


Um dos assuntos mais comentados e estudados dos últimos tempos é a questão da liderança e de como ela pode ser aplicada nas empresas. São diversos pontos que permeiam como ser um bom líder, como ser um chefe que as pessoas se espelhem, como ser um gestor respeitado e etc. Ao analisar a vasta literatura sobre esses assuntos, nos deparamos com a seguinte pergunta: existe realmente uma fórmula ou uma receita de como ser um bom líder de uma equipe?

Cada vez mais as situações do dia a dia nos forçam a lidar com uma diversidade muito grande de pessoas vindas de culturas, valores, histórias de vida e com percepções de mundo  distintas das nossas. É preciso se adequar a cada situação e a cada pessoa usando diferentes estilos e traços de liderança. Ao partir dessa premissa é mais fácil pensar no que “não” fazer. Evitar determinados comportamentos com certeza ajudará a ter equipes mais engajadas, comprometidas e, porque não, mais felizes. São eles:

1- Tratar todos da mesma maneira
As pessoas são diferentes, pensam de formas distintas, têm preferências e gostos variados, então por que deveríamos tratá-las de formas iguais?

O jeito que uma pessoa prefere ser informada, elogiada e criticada com certeza é diferente do de outra pessoa da mesma equipe, portanto, o líder deve saber “mapear” os estilos de cada componente da equipe para ser cada vez mais assertivo em suas comunicações e interações. Com certeza isso trará resultados muito positivos na produtividade de sua equipe e na forma como você é visto por ela.

2- Agir diferente do que fala
A equipe é o reflexo de seu líder e de suas atitudes e não do seu discurso. Portanto, crie uma coerência entre suas ações e esteja aberto a críticas. Lembre-se: você está sendo observado a todo momento por sua equipe. Não cobre um comportamento de sua equipe que você não demonstra no seu dia a dia.

3- Guardar conhecimento
Guardar conhecimento é uma coisa que você deve fazer caso queira demonstrar insegurança, inexperiência e instabilidade emocional, passando a todos que se sente ameaçado pela sua própria equipe.Se não deseja que as pessoas tenham essa imagem de você, faça de seu conhecimento um patrimônio público. Você se surpreenderá com o canal que acabará criando com as pessoas  ao ajudá-las a resolver um problema, ou ensiná-las a realizar algum procedimento que você domina.

4- Subestimar a inteligência de sua equipe
Não ser objetivo e seguro em suas comunicações  é um ótimo caminho para manchar sua imagem como líder.  Ser prolixo, redundante e tentar passar uma imagem não coerente com o momento que a empresa, como conduzir e manipular reuniões para dar a falsa sensação de que tudo está sendo decidido em conjunto, com a decisão já tendo sido tomada previamente, ou até mesmo antes da reunião começar, é um enorme erro. As pessoas poderão perceber essa manobra e se sentirem ofendidas, Você cairá em descrédito.

Seja transparente, fale a verdade, jogue limpo, lembre-se que a sua equipe poderá cobrá-lo de todas as suas ações.

5- Não dar importância ao desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe
Todas as pessoas querem e precisam de crescimento profissional, e você como um líder tem a obrigação de fornecer as ferramentas necessárias para desenvolver sua equipe e ajuda-la nesse percurso.  Crie com cada membro de sua equipe um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) contendo objetivos pessoais e profissionais desde o início do ano. Feito isso, agende encontros recorrentes acompanhar se os desafios estão sendo superados da forma esperada.  Se mostre disponível e interessado no desenvolvimento de sua equipe e lembre-se que, uma vez líder, você passará a ser avaliado pelo desempenho dela.

6- Deixar de dar explicações
Aquela história de “porque sim” não existe. Isso mostrará a todos que você está inseguro quanto ao seu conhecimento e ao cargo que ocupa, além de passar um ar de superioridade que não trará bons frutos.  Explique sempre todo o contexto de uma atividade, o porquê daquela ação, o impacto que elas terão no todo e ouça sugestões de como realizá-las de uma outra forma. Isso trará um sentimento de real importância para sua equipe, que um líder não vai querer ignorar.

7- Falar mais do que escutar
Um bom líder não perde a chance de ouvir sua equipe, demonstrando real interesse ao que dizem, sempre aberto a opiniões e sugestões, criando e estabelecendo juntos um canal aberto para que todos se sintam importantes e parte do todo.
Que tal lembrar desses pontos no seu dia a dia? Faça um teste, comece a evitar essas situações praticando as dicas acima, e prepare-se para ser visto de uma forma diferente.

(*) Roberto Medeiros é pós graduando em gestão de serviços e gerente de serviços da SOU Educação Corporativa

Fonte: CIO

Abs

Luiz

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