Aprenda a planejar com base em cenários futuros


Boa parte do planejamento em TI é feita com base no estudo dos sistemas que a empresa tem agora, e em melhorias incrementais nos mesmos. Sob esse aspecto, os planos para o futuro nada mais são do que uma extrapolação do passado.

Os melhores departamentos de TI – aqueles que se destacam por acrescentar valor ao negócio – seguem outro caminho. Eles começam olhando para frente, com o intuito descobrir quais  as tecnologias  que poderão acrescentar mais valor à companhia, independentemente do parque instalado atual.

Ninguém pode prever que tecnologias ou fornecedores serão os grandes vitoriosos. Mas, se você esperar que uma tecnologia seja testada e aprovada antes de usá-la, seus concorrentes já o terão feito e tirado vantagem delas quando você decidir agir.

Para que a TI possa oferecer valor futuro, o CIO precisa tornar-se um líder na adoção e no uso de novas tecnologias.

Use sua imaginação
Para inserir criar uma equipe vencedora, o líder da área de TI precisa começar mudando seu conceito de planejamento. Ele deve concentrar o foco em tecnologias e aplicações capazes de colocar a empresa na rota do crescimento, do desempenho e do aumento de valor.

Em vez de captar “tendências” para o futuro, o melhor é desenvolver cenários sobre como os melhores e mais eficazes departamentos de TI do mercado serão em 2015. Esse ambiente futuro é que deve guiar o planejamento e os investimentos.

O planejamento ativo de cenários pode ajudar o CIO a sair da posição de técnico para se tornar um verdadeiro líder na organização, colaborando com o valor do negócio. Isso exige, no entanto, que ele considere as seguintes perguntas: Qual o orçamento atual para os ERP? Quanto dinheiro será destinado à compra de PCs e servidores?  E qual a fatia para o desenvolvimento web?

Olhando para frente, dá para notar que o mercado se move rapidamente para a computação em nuvem e para o uso abrangente de aparelhos móveis, como smartphones e tablets. O CIO deve usar informação de mercado para vislumbrar como essas tecnologias o levarão a uma posição de liderança, em vez de apoiar-se em decisões antigas para conduzir seus planos.

 

(*) Adam Hartung é membro da diretoria da Lake Forest Graduate School of Management

Fonte: CIO

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: