Dicas para montar um plano de carreira bem-sucedido


De forma geral, o líder de TI tem um excelente conhecimento técnico, mas falha na hora de gerenciar pessoas e traçar um plano de carreira adequado. Um cenário que pode atrapalhar sua ascensão profissional. A maneira  mais rápida de reverter esse cenário, aponta o consultor em carreira Eric P. Bloom, é o CIO mudar sua postura.

Bloom, presidente da empresa Manager Mecanics LLC, com sede em Massachusetts (EUA), afirma que o grande erro dos líderes de TI está no fato deles não conseguirem identificar talentos e ajudar no desenvolvimento de suas equipes. “O fato é que eles foram promovidos porque eram tecnicamente bons, mas não necessariamente porque tinham fortes habilidades interpessoais ou perfil de liderança”, avalia o especialista.

Como forma de ajudar os executivos a melhorar sua imagem na organização e, por consequência, ampliar a oportunidade de melhorias na carreira, seguem seis dicas dos especialistas.

1. Seja claro sobre o que você pode oferecer
A maioria das pessoas não consegue mostrar o valor pode criar para a empresa. Sempre que possível ,deixe claro a competência que você possui e como ela pode ser aplicada para ajudar na obtenção de resultados. Ser visto como alguém que faz a diferença pode levá-lo a futuro candidato a promoções.

2. Peça o que deseja
Mesmo que seu superior não tenha demonstrado apoio até o momento, você deve sentar-se frente à frente com ele e expor suas ambições. Deixe que ele saiba que você precisa dele e esteja pronto para ouvir que seu chefe precisa de você. Fique preparado também para articular o que você pode fazer por ele e como suas habilidades podem ajudar a organização. Não esqueça que seu chefe é a pessoa mais próxima a se tornar o seu defensor.

3. “Comprometa-se” com o sucesso do seu chefe
Pode parecer estranho, se você está sobrecarregado e insatisfeito. Mas se quiser ter sucesso, fixe sua mente no comprometimento com o sucesso de seu chefe. Assim, você se torna parte do trabalho dele e tem a chance de apontar saídas para erros ou problemas. Assim você se destacará pelo potencial que possui.

4. Faça conexões
Quanto mais você construir relacionamentos em toda a organização, melhor posicionado estará na hora de ser considerado para futuras oportunidades. Não amplie muito seus interesses, mas aprenda a tentar conhecer um pouco mais sobre as outras pessoas que estão ao seu redor na empresa. Sempre que possível, almoce com alguém que você conheceu recentemente.

5. Faça o trabalho que você quer eventualmente
“Se você quiser se destacar, vá em frente, demonstre o que você é capaz de fazer”, diz o vice-presidente de marketing da AT&T, Von Wright. “Você precisa fazer o trabalho que quer e para isso tem de começar a fazê-lo hoje mesmo”, aconselha.

Claro que estar de olho em uma promoção não descarta a tarefa de continuar cumprindo com todas as suas obrigações. Mas você estará usando suas competências para esforços que no futuro podem ser reconhecidos na hora da empresa destacá-lo para a uma nova função, a qual você deseja ocupar um dia. “Você não pode perder a oportunidade de demonstrar suas habilidades na frente de outros líderes”, aponta Wright.

6. Acredite e mantenha a esperança
Tanto Wright quanto os especialistas em carreira aconselham a agir como se já fosse o profissional pronto que você quer se tornar. A partir daí, as chances de que as pessoas o enxerguem como o profissional ideal para comandar a organização ou outra área da companhia aumentam.

Fonte: CIO

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: