TI deve ter um papel maior no planejamento de estratégias de conformidade


Dar aos departamentos de TI um papel maior no planejamento de estratégias de conformidade pode reduzir custos e fazer crescer o negócio, de acordo com analistas da Ovum. A medida elimina silos na coleta e monitorização de dados.

Os bancos precisam despender quantidades crescentes de dinheiro para responder à crescente regulação. Uma vasta série de novos regulamentos, englobando a Basiléia III e MiFID II, foram introduzidos. E exigem um investimento contínuo por parte dos bancos na sua implantação ao longo dos próximos três a quatro anos.

Há claras desvantagens no incumprimento de normas: o HSBC teve de pagar uma multa de 1,9 mil milhões de dólares por falta de monitoração de operações, susceptíveis de serem para lavagem de dinheiro.

Mas os custos de implantação estão em muitos casos erodindo o crescimento da receita entre os bancos, os quais já registram quebras nesse indicador e redução dos custos em toda a empresa. De acordo com Daniel Mayo, o analista-chefe da Ovum para a tecnologias de serviços financeiros, os departamentos de TI podem ajudar reduzindo a possibilidade de duplicação de dados em toda a organização.

Atualmente, muitas vezes cada projeto de conformidade é coordenado por um departamento separado, seja para lidar com o Basileia III ou outros regulamentos. E, geralmente, não há comunicação suficiente entre cada área de negócio, explica Mayo.

“O que acontece habitualmente é os bancos investirem no combate à lavagem de dinheiro, por exemplo, e depois terem um investimento separado na fraude. Contudo 70% a 80% do que fazem é a mesma coisa [em grupos separados]“, considerou Mayo no Ovum Financial Services Technology Forum 2013. “Precisam juntar esses projetos e de ter a mesma plataforma capaz de desenvolver as duas iniciativas”

O departamento de TI está bem posicionado para criar uma abordagem mais coordenada sobre os projetos, reforça.

Fonte: CIO

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: