Saiba evitar erros comuns na entrevista de emprego


Se o seu currículo passou pelo primeiro funil no processo de seleção para uma vaga de emprego e você foi chamado para a entrevista, é bom se preparar para causar boa impressão nessa etapa. Alguns erros podem ser evitados para aumentar suas chances de ser contratado.

Especialistas em recursos humanos listam abaixo cinco erros mais comuns durante uma entrevista de emprego que causam rejeição imediata do candidato. Veja a seguir quais são:

1. Perda de controle 

Muitos profissionais ficam inseguros e tensos durante as entrevistas pessoalmente de emprego. Esse comportamento, às vezes, torna os candidatos incapazes de responder perguntas básicas com naturalidade, o que prejudica o seu desempenho.

Para evitar esse problema, os especialistas recomendam exercícios de relaxamento antes de entrevistas. Praticar em frente ao espelho sobre as possíveis perguntas que serão feitas pelo entrevistador ajuda a manter o controle. Entretanto, evite levar respostas prontas. Lembrar de erros cometidos em entrevistas anteriores também é importante para evitar repeti-los.

2. Quebra de protocolo 

Antes de ir para uma entrevista é aconselhável saber o tipo de empresa para qual está se candidatando. Não há nada pior do que ir para entrevista com roupa inapropriada ou não respeitar a filosofia da companhia. Procure saber com antecedência o estilo de seu futuro empregador e siga o código de vestimenta. Pode ser que a empresa exija que você compareça com terno ou roupas formais. Se for mais despojada, pode até ser permitido o uso de roupas informais, desde que estejam adequadas para a ocasião.

Da mesma forma, você também deve levar em conta o tipo de cargo em questão e a idade do candidato (júnior/sênior) para o nível de sofisticação das roupas que, servirão como cartão de visita na entrevista.

3. Preparação insuficiente

Conhecer todos os detalhes e história da empresa para a qual deseja ser contratado é essencial. Esteja preparado para perguntas sobre o tipo de negócio do seu futuro empregador. Se informar sobre a companhia, sua atuação no mercado e saber como pode contribuir para a companhia, contan ponto a seu favor. É uma forma de mostrar que vale a pena ser contratado.

Também é aconselhável descobrir as responsabilidades específicas do cargo para o qual está se candidatando. Você pode tentar sondar com pessoas que conhecem ou que já passaram pela empresa.

4. Perfil inadequado 

Às vezes o desespero para conseguir um novo emprego faz com que profissionais se candidatem ou aceitem paraticipar de entrevistas para posições que não são apropriadas ao seu perfil. Eles podem estar fora da faixa etária exigida ou não ter experiência necessária para o cargo em aberto. Avalie com cautela se vale a pena se expor nessas situações. Você pode causar uma impressão ruim e não ser chamado para futuras entrevistas dessa empresa.

5. Falta de clareza nas respostas

Muitos candidatos são derrubados nas entrevistas por não saberem responder algumas perguntas com clareza. Eles dão respostas ambíguas quando são questionados sobre a experiência que colocaram em seu currículo, intervalos que ficaram desempregados ou as razões pelas quais deixaram o antigo emprego. Psicólogos recomendam que os profissionais se preparem bem para responder às perguntas de forma rápida e convincente.

Se você foi demitido em empregos anteriores, não espere pisar no local da entrevista para saber como vai explicar as razões da sua dispensa. Este é o tipo de assunto que é bom ensaiar em frente ao espelho com antecedência para dar respostas que não prejudique quando estiver sob pressão em frente ao entrevistador.

Fonte: CIO

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: