Seis recomendações para ser um bom líder


Crescer profissionalmente é desejo de qualquer talento. O sucesso na carreira, no entanto, depende de uma série de elementos. Fernanda Albano, gerente de RH da EMC Brasil, fabricante de sistemas de armazenamento e gerenciamento de informação, dá dicas para profissionais de TI que querem conquistar o topo da área, sem conflitos, e tornar-se um bom líder.

A executiva lembra que a ascensão profissional demanda abandono da zona de conforto, exposição de qualidades e mudança no relacionamento com colegas.

Veja outras dicas e boa sorte!

1 – Aproveite as oportunidades
Fernanda lembra que, hoje, muitas empresas têm programas de crescimento profissional, mas cabe ao funcionário saber aproveitar as oportunidades. “Ele tem de buscar na companhia as ferramentas e os processos que a empresa conta. O grande protagonista da carreira é o funcionário e não a empresa”, comenta.

É adequado, prossegue, relatar para o gestor da área as aspirações profissionais. “A empresa oferece possibilidades, mas quando o empregado informa ao gestor seus desejos, ele pode orientá-lo e apoiar no impulso da carreira, seja ela vertical ou horizontal”, comenta. “Vá atrás de seus sonhos”, recomenda.

2 – Comunicação é palavra-chave
Estabelecer diálogo com os líderes e a equipe é vital, afirma Fernanda. Na era digital, não é raro casos de profissionais que mesmo sentados próximos preferem trocar mensagens por e-mail ou mensagens instantâneas. Contudo, o que parece uma maneira de economizar tempo, desponta na realidade como uma tendência dos profissionais evitarem um contato mais direto.

Por anos, os profissionais de TI têm lutado contra um estereótipo de alguém que tem problemas de comunicação e não está preparado para falar a linguagem dos negócios ou vender ideias para qualquer pessoa fora de TI. Manter constantes diálogos quebram barreiras e facilitam o relacionamento com colegas tanto da área de tecnologia da informação quanto a de negócios.

3 – Mantenha bons relacionamentos
Fernanda lembra que em projeto de TI, ninguém atua sozinho. Mais uma vez a comunicação é chave para evitar conflitos. “Todo mundo dentro de um projeto pode contribuir de alguma maneira, seja na forma de analisar, na formação, com a experiência etc. Um profissional que vai trabalhar em equipe precisa escutar e respeitar a opinião”, aconselha.

4 – Quando falhas em projetos acontecerem, escute primeiro
Problemas acontecem, não é mesmo? Nesse caso, o que fazer? “O grande erro nessa situação é falar antes de avaliar a situação como um todo”, destaca Fernanda. Segundo ela, é comum alguns profissionais acharem que sabem mais do que os outros porque têm mais tempo de casa, por exemplo.

5 – Saiba agir em casos de conflitos
Primeiro é preciso ouvir. “Um gestor, por exemplo, deve escutar todas as partes envolvidas. Não deve tomar partido de imediato e dar espaço para todas as partes”, ensina. Às vezes, no entanto, o conflito tem de ser resolvido pelo líder, mas a pessoa tem de estar aberta a isso. “O ideal é que as pessoas conversem e se resolvam”, completa.

6 – Aprenda a lidar com diferentes gerações
A TI é, hoje, composta por profissionais de diversas gerações, seja ela X, Y, Z ou baby boomers. O que é preciso fazer para evitar os choques de gerações? “Dar espaço para todo mundo”, responde Fernanda.

Segundo ela, o segredo é dar espaço para que todos possam atuar e nomear pessoas que têm mais tempo numa posição como mentor. “Mentoring ajuda bastante na evolução profissional”, avalia. O grande desafio do gestor é gerenciar um time com diversas gerações.

Fonte: CIO

Abs

Luiz

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