Alinhamento entre TI e Negócio


Atualmente, muito se fala sobre alinhamento entre TI e negócio, mas poucos sabem como isso realmente funciona na prática.

Recentemente, tive o prazer de participar de um projeto onde pude observar de perto o funcionamento prático do “alinhamento entre TI e negócio”. Basicamente, tal alinhamento visa focar os esforços e investimentos de tecnologia no benefício da empresa, caracterizando a área de Tecnologia como parceiro estratégico da Organização na geração de novos negócios. Vale ressaltar que trata-se de uma empresa de grande porte, e que uma empresa de menor porte pode obter os mesmos resultados com uma estrutura diferente do que é descrita no artigo. O artigo visa apenas oferecer uma experiência válida para o tema.

Abaixo uma breve descrição de como tal alinhamento é estruturado :

– Na Organização citada, existiam profissionais de TI em nível gerencial, nomeados como “Gerentes de Relacionamento” . Esses gerentes possuem conhecimentos aprofundados em tecnologia, geralmente ao longo de sua carreira atuaram como analistas técnicos e que possuem bastante conhecimento sobre determinadas áreas de negócio da Organização como RH, Financeiro, Jurídico, Produção, Marketing, etc. Além disso, possuem bom relacionamento com o nível gerencial dessas áreas.

Esses gerentes de relacionamento se reúnem periodicamente com as respectivas áreas de negócio (geralmente com o nível gerencial), onde coletam necessidades operacionais das áreas no que diz respeito a tecnologia, bem como identificar futuros projetos que provavelmente gerariam novas demandas relacionadas a tecnologia.

– O alto executivo de TI, denominado CIO (Chief Information Officer), além de suas atribuições normais de Diretor de Tecnologia, realiza reuniões periódicas com os vice-presidentes e diretores das áreas de negócio, também com o intuito de coletar necessidades das áreas. Normalmente, nessas reuniões são coletadas informações como tendências de crescimento do negócio, tendências futuras da indústria e diretrizes do plano estratégico corporativo.

Após a captura de informações, o CIO se reúne com os gerentes de relacionamento para consolidarem as informações coletadas no Plano Estratégico de TI.

O Plano Estratégico de TI considera os investimentos para os próximos 3 anos e é revisado periodicamente em função do dinamismo das necessidades do negócio.

Com a aprovação das demandas do Plano Estratégico, os projetos são operacionalizados ao longo do ano e acompanhados por meio de um Portfólio de Projetos.

Percebam que o alinhamento entre TI e negócio ocorre nas camadas Operacionais, Táticas e Estratégicas da Organização, onde os Gerentes de Relacionamento (TI) atuam junto a camada gerencial do negócio (Operacionais e Táticos), e o CIO atua junto aos diretores e vice presidentes das respectivas áreas de negócio em uma camada estratégica da Organização coletando informações importantes para a composição do Plano Estratégico de Tecnologia.

Com isso, concluímos o ciclo do alinhamento entre TI e negócio, em uma abordagem prática e desmistificada.

Espero que tenham gostado! Em breve postarei mais artigos relacionados a Governança e Gestão de Riscos de TI.

Emílio Bartolomeu Neto

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