Certificação profissional para profissionais de TI


É importante tomar as decisões certas na área de certificação profissional. A educação e o treinamento para a obtenção do certificado representam um investimento expressivo de tempo e dinheiro. Em uma era na qual algumas certificações estão perdendo o valor[1], você não pode errar. Estas são algumas dicas para que o profissional de TI se mantenha no caminho certo da certificação:

1. Olhe para as nuvens
Comece contemplando para onde o setor de TI está indo, e não onde ele já esteve. Hoje em dia, os tomadores de decisões de TI estão adotando a computação em nuvem e a infraestrutura convergente. Isso é um sinal de que você deve se concentrar nessas tecnologias.

2. Suba na cadeia alimentar
O valor das certificações individuais em redes, servidores e armazenamento está caindo porque essas certificações são vistas como “habilidades isoladas”, restritas e focadas demais em uma única área. Os empregadores estão cada vez mais interessados em conjuntos mais amplos de habilidades e certificações que reúnam várias disciplinas sob uma mesma bandeira, como é o caso da computação em nuvem. Eles também querem profissionais que acrescentem ao trabalho não só sua experiência técnica, mas também o tino para os negócios. Eles querem alguém que possa contribuir da maneira certa para o resultado final.

3. Seja rigoroso
Você não quer apenas comprar um certificado. É claro que há cursos rápidos que podem ser concluídos em poucos dias, e sites de arquivo com um estoque de provas antigas, mas você vai ter resultados bem melhores se investir o tempo necessário para dominar o material. Afinal, no mundo do trabalho, você não vai poder reclamar dizendo que o que pediram a você “não caiu na prova”. Os bons programas de certificação oferecem muitos caminhos propícios ao aprendizado: ensino em sala de aula; uso real e não simulado de laboratório; aulas on-line; e autoestudo. Use os métodos que funcionarem melhor com você para obter as habilidades necessárias.

4. Obtenha experiência em situações reais
Os gerentes hesitam em contratar alguém certificado que não tenha conhecimento prático, e dão cada vez mais ênfase a quem pode provar que tem experiência real. Se você já tem essa experiência, parabéns. Mas se estiver começando, ou se estiver usando a certificação para mudar os rumos da carreira, você precisa ter acesso a salas de aula com equipamento real de laboratório, e não simuladores ou outros artifícios. Uma ferramenta de aprendizagem inestimável que você encontra em programas essenciais como o HP ExpertOne é um data center on-line completo; ele é mantido por administradores de TI, e você pode acessá-lo via Internet em tempo real para treinamento ou uso de aplicativos de prova de conceito.

5. Siga um caminho rápido
Não abra mão dos certificados que você já tem. Você trabalhou duro para consegui-los, e eles ainda são muito valiosos. Mas em vez de manter-se em um campo isolado, use seu treinamento anterior como uma mola propulsora para um caminho mais estratégico para sua carreira. Como as soluções mais estratégicas para a nuvem dependem de uma base de infraestrutura convergente para a utilização ideal dos recursos de TI, ser capaz de lidar com qualquer parte da infraestrutura (servidores, armazenamento, redes ou software de gerenciamento) vai ajudá-lo a avançar mais rapidamente rumo à computação em nuvem.

Bônus: Conheça as possiblidades
Para conhecer as possibilidades, examine o portfólio das novas certificações em infraestrutura convergente e nuvem do HP ExpertOne. Esses currículos vão ajudá-lo a descobrir como reunir todos os aspectos da infraestrutura convergente e das tecnologias em nuvem que interessam aos CIOs: hipervisores múltiplos; uso de aplicativos de terceiros como serviços em nuvem; unificação dos recursos de TI em servidores, armazenamento e redes; e muito mais. Vale a pena considerar atentamente o HP ExpertOne se você realmente deseja investir em si mesmo e desenvolver sua carreira.

Para obter mais informações
Site do HP ExpertOne
Faça estas cinco perguntas para descobrir se seu provedor de rede é bem qualificado

[1] “Do IT Certifications Still Matter?” by Ericka Chickowski, Channel Insider, 6/3/2011

Fonte: HP

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: