Reagindo com inteligência


Muito hoje se fala sobre o impacto de mídias socias nos negócios das empresas.

Existem muitos casos negativos, assim como muitos casos positivos. A velocidade da informação é muito grande, e qualquer deslize, é fatal.

Assim como, existem as grandes sacadas.

As mídias sociais estão ai, para quem quiser elogiar, tanto quanto para criticar e até mesmo parodiar.

Esse post de hoje foi inspirado no post Reagindo com Inteligência, do Blog do Criscio.

No post, ele fala como o Spoleto usou uma campanha crítica feita no youtube a seu favor!

E o resultado foi sensacional. Tanto a crítica quanto a réplica. E mostra que o marketing é realmente a alma do negócio.

Poderiam ter reagido de várias formas, como processando os autores, tentando remover o vídeo da internet, entre outras opções.

Mas ousaram. E o resultado é o abaixo:

“É comum atitudes iradas nos dias de hoje de pessoas e empresas que são criticadas e às vezes satirizadas nos blogs e redes sociais.

O Spoleto fez algo novo. Usou de inteligência e fez uma grande limonada de um limão que poderia azedar o humor de outros.

Vejam só: o Kibe Loco junto com o ator Fabio Porchat (que está se especializando em fazer vídeos satirizando marcas) e outros atores humoristas, criou um canal no YouTube e fez uma crítica bem humorada ao atendimento do Spoleto, rede de fast food. Prá quem não conhece o Spoleto é um restaurante onde os clientes pegam uma fila e escolhem os ingredientes e um cozinheiro prepara o molho e a massa dos que pedem.

E a crítica do vídeo era de um funcionário mal humorado (Porchat) maltratando uma cliente indecisa e lenta prá pedir seu molho. A marca Spoleto não aparecia claramente, mas ficava evidente para quem frequenta o restaurante que era uma crítica dirigida a ele.

Depois da divulgação, seria natural algum advogado ou mesmo a assessoria de imprensa do Spoleto abordar o Kibe Loco pedindo para tirar o vídeo ou qualquer coisa do tipo. Mas o Spoleto fez o contrário. Propuseram uma campanha. Fizeram a limonada do limão.

Vejam o primeiro vídeo, o da crítica.

Aí o pessoal do Spoleto procurou o Kibe Loco e resolveu patrocinar o site, com a produção de uma continuação do vídeo.

Vejam o segundo vídeo.

Sensacional não é?

No link abaixo o Kibe Loco explica tudo o que aconteceu.

http://kibeloco.com.br/2012/08/29/spoleto-parte-2/

E prá quem não conhecia esse canal, veja o vídeo do mesmo Porchat conversando com uma atendente da TIM. É de rolar de rir. Mas qualquer semelhança terá sido mera coincidência…

E vocês, o que acham?

Abs
Luiz

Anúncios

Uma resposta to “Reagindo com inteligência”

  1. Os 1 milhões de likes do BK « Tecnologia & Gestão Says:

    […] post Reagindo com Inteligência, falamos um pouco sobre como a internet e as redes sociais impactam as empresas nos dias de […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: