Adicionando a Role do Hyper-V


Olá pessoal,

Hoje, vamos adicionar a role do Hyper V para instalar um servidor Windows Server 2012 em uma máquina virtual, e posteriormente analisarmos melhor a nova funcionalidade do Server Manager para consolidar o gerenciamento de servidores.

Primeiramente, dentro do Server Manager, selecione a opção Add Roles and Features, e após a tela de apresentação, o Before your Begin, selecione o tipo de instalação, configurando para adicionar esta role apenas para este servidor:

Lembrando que uma das novidade é a possibilidade de instalar as Roles e Features em um VDI, para criação de uma futura máquina virtual.

Na tela seguinte, selecione o servidor que receberá a instalação da Role:

Lembrando também que seria possível instalar a role em um servidor remoto ou em um virtual disk.

Na tela seguinte, escolha a role que será adicionada, o Hyper-V, e automaticamente, é exibida a tela com as features adicionais necessárias para a sua instalação:

Clique em Add Features, e Next para prosseguir. Você pode também já dar um Next nas opções de Features, já que neste cenário, instalaremos apenas o Hyper-V.

Antes de finalizar a instalação, existem mais algumas opções que podem ser configuradas, como selecionar qual placa de rede deverá ser utilizada como Virtual Switch para realizar a comunicação com os outros itens de rede:

Ativar ou não o Live Migration para migração de máquinas virtuais:

E definir os locais de armazenamento dos discos virtuais e das configurações das máquinas virtuais:

Após definir as configurações, é só realizar a instalação, também podendo reiniciar o servidor de destino após a conclusão:

Aguarde o progresso da instalação:

E reinicie o servidor para concluir as configurações:

Pronto, o Hyper-V está pronto para uso.

Uma observação importante, é que o hardware deve ter suporte a virtualização, e esse suporte deve ser habilitado na BIOS do equipamento. Para verificar essa compatibilidade, você pode verificar aqui: http://www.grc.com/securable.htm

Nos próximos posts, instalaremos o 2012 como máquina virtual para verificarmos melhor a funcionalidade de consolidação do gerenciamento de servidores no Windows Server 2012.

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: