MCSA e MCSE – as “novas” certificações da Microsoft


Olá, pessoal!

A Microsoft ressuscitou uma nomenclatura que já estava aposentada há alguns anos: MCSA e MCSE que significam, respectivamente, Microsoft Certified Systems Administrator e Microsoft Certified Systems Engineer. Todas referentes aos produtos Windows Server 2003 / Windows XP basicamente. É claro que somente a sigla é a mesma, pois atual significado e o conteúdo são bem diferentes.

 

A carreira antes conhecida como MCITP-SA (System Administrator), composta pelos exames 70-640 (Active Directory, Configuração), 70-642 (Infraestrutura, Configuração) e 70-646 (Server Administrator) passa a ser conhecida pelo nome MCSA – Microsoft Certified Solutions Associate.

A carreira MCITP-EA (Enterprise Administrator) era composta por exames 70-643, 70-647 e 70-680, além dos exames 70-640 e 70-642. Como você pode perceber, eram carreiras distintas e você podia optar por seguir uma ou outra.

Com esse novo caminho da certificações Microsoft, a MCSA é considerada uma certificação básica e também um pré-requisito para a certificação MCSE. Ok, eu sei que vocês já viram isso antes.

Mas MCSE, que agora significa Microsoft Certified Solutions Expert, é uma certificação “cloud-built” e subdivide-se em dois caminhos: MCSE for Private Cloud e MCSE for SQL Server 2012.

Por exemplo, para Private Cloud, além da certificação MCSA você deve obter os exames 70-247 e 70-246, baseados em implantação, operação e monitoramento de nuvem privada utilizando o System Center 2012.

Até 31 de janeiro de 2013, quem tem o exame 70-659 pode usá-lo no lugar do exame 70-247.

Uma mudança muito significativa que acontece para os profissionais no nível Expert, é que a cada 3 anos haverá uma recertificação.

Para maiores detalhes, aí vai o link para página oficial da Microsoft Learning:

http://www.microsoft.com/learning/en/us/certification/cert-private-cloud.aspx

Para um leitura em português, vale uma visita ao site do Marcelo Sinsic:

http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Certificacoes-Microsoft-Renovadase28093Entenda-o-que-Mudou-e-Aproveite-a-Promocao-2×1.aspx

 

Peguei essa no CooperaTI

 

O que vocês acham?

Acho as novas velhas nomenclaturas meio sem nexo, cara hora uma sopa de letras diferente … mas … beleza …

 

E quanto as re-certificações? Acho válido você ter que, após um tempo, realizar uma “reciclagem” e realizar o exame novamente. Mas, da mesma forma que temos que renovar a CNH, teremos que desenbolsar $$$ para isso … onde os cofres da MS e da Prometric irão transbordar de moedinhas …

O que acham ?

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: