Cinco dicas para escolher o programa de MBA online ideal


O fato dos CIOs da Procter & Gamble, da Microsoft e do Wal-Mart não terem feito um MBA (Masters Degree in Busniess Administration), uma etapa da pós graduação, demonstra que tal graduação não é uma condição sine qua non, indispensável para alcançar um cargo relevante em meio à indústria de TI. Mas, francamente, a ideia não é má e faz especial sentido em caso de profissionais de TI com conhecimento técnico apurado e, principalmente, com vistas a incrementar o tino comercial. A razão é bastante simples: apesar de ser o líder da TI, o CIO não responde exclusivamente pelos aspectos técnicos do departamento. Sua atribuições incluem avaliar projetos pelo prisma comercial e viabilidade econômico financeira.

Um MBA, aliás, é uma sugestão bastante razoável para outros profissionais, como gerentes de projeto e analistas comerciais, que queiram galgar posições mais elevadas em suas áreas de atuação. A demanda por diplomas de graduação avançada é alta, especialmente entre os profissionais de engenharia e TI, por uma variedade de razões. Em primeiro lugar, os estudos mostram que os profissionais que possuem mestrado ganhar mais dinheiro do que aqueles com graus de bacharel, diz Bonnie Diehl, diretor acadêmico-chefe do SANS Technology Institute, uma instituição sem fins lucrativos de ensino oferecendo cursos avançados na área de TI gerenciamento de segurança e engenharia.

Em segundo lugar, muitos profissionais de TI que trabalharam no campo durante alguns anos, decidir fazer um MBA, porque percebem que não podem ser capazes de progredir em suas carreiras sem um, diz Susan Cates, diretora executiva do departamento de MBA online da Universidade da Carolina do Norte, o MBA@UNC.

“Engenheiros, por exemplo, precisam ampliar a sua experiência de graduação e para exercer outras funções em empresas com um conjunto muito específico de competências. À medida que crescem e ganham mais responsabilidades, eles chegam a um ponto em seu trabalho onde é necessário adquirir habilidades de liderança e gestão, e capacidade de pensar sobre estratégias e tomadas de decisão financeira, em vez de novas habilidades da área de tecnologia “, diz Cates. “E quando eles precisam para ampliar seus conjuntos de habilidades, fazer um MBA é uma opção natural para expandir suas oportunidades de carreira dentro da empresa ou indústria.”

Cerca de metade dos alunos atualmente matriculados no programa de MBA online da Universidade da Carolina do Norte tem experiência em ciência, engenharia ou TI, acrescenta Cates.

Martha Heller, colunista da COMPUTERWORLD/EUA e presidente da Heller Search Associates, empresa especializada no em recrutamento de líderes em tecnologia, diz que MBAs podem ser vantajosos para os CIOs com formações tradicionais em tecnologia e também para alguns de seus subordinados diretos, como executivos de relacionamento de negócios.

“O que os CEOs querem contratar são CIOs com capacidade de contribuir diretamente para o negócio”, diz Heller. “A melhor maneira de demonstrar que tem experiência é ter trabalhado na empresa, ter executado um projeto não-IT, ter sido gerente geral. Se você tiver essa experiência, o MBA é redundante. No entanto, se você não tiver essa experiência de gestão de negócios, um MBA vai ajudar”, diz Heller.

Estas tendências têm levado os programas de MBA online a florescerem. Procure por “programas de MBA online” e você vai ser atendido com uma variedade espantosa de opções. Parece que cada instituto de ensino superior oferece hoje um programa de MBA on-line. Mas, com tantas opções, como os profissionais de TI podem determinar aqueles que têm as melhores reputações e podem satisfazer as suas necessidades específicas?

Aqui estão alguns conselhos.

1. Identificar as características de um programa de MBA online que são mais importantes para você.
Não se escolhe um programa de MBA online só porque você já ouviu falar dele, diz Cates. Faça alguma pesquisa antes de considerar o que é mais importante para você, seja a reputação da escola, a qualidade do ensino, o rigor dos acadêmicos, uma concentração especial em uma área ou assunto, ou a flexibilidade que o programa oferece. O pessoal de RH da sua empresa pode ser capaz de dizer quais programas de MBA têm funcionado bem para outros funcionários.

2. Certifique-se que as instituições que você está considerando têm boa reputação.
Alguns empregadores não reconhecem ou valorizam a graduação de escolas não-credenciadas, afirma Cates. Além disso, se uma escola não for credenciada, você pode ser impossibilitado de transferir qualquer um dos seus créditos, se decidir se inscrever em outro programa de MBA em uma instituição diferente.

3. Encontre o programa que melhor se adequa ao seu estilo de vida e estilo de aprendizagem
Cates diz que os profissionais procuram programas de MBA online por várias razões:. Muitos não têm dinheiro para se afastar do mercado de trabalho por dois anos para buscar um MBA tradicional. Outros, devido às programações rígidas de viagens de negócios ou projetos, que os impedem de estar geograficamente amarrados a programas de MBA Executivos que ocupam uma noite por semana ou vários fins de semana. Muitos precisam de flexibilidade.

Normalmente,  programas de MBA online variam em estrutura, duração, etc. Para encontrar aquele que melhor se adapte às suas necessidades, Cates recomenda fazer as seguintes perguntas:

1 – Quais formatos de aprendizagem fazem parte do programa? Livros? Webinars? Vídeo-conferências?

2 – O programa adapta os cursos Web ao local? Ou será necessário promover a interação com outros estudantes e professores através de videoconferência e / ou grupos de discussão online?

3 – Existe acesso on-demand para os materiais do curso?

4 – Existe acesso em tempo real aos professores durante o  horário de expediente?

5 – Quando são realizadas as aulas? Os tempos são claramente construídos para possibilitar a profissionais que trabalham acompanharem o curso, sem problemas, realizando tarefas à noite e fins de semana?

6 – Você pode ter aulas a qualquer momento?

7 – Você pode aumentar ou diminuir o número de horas e créditos que você está tendo durante o curso, de modo a fazer o seu ritmo?

8 – Você pode iniciar o programa em diferentes épocas do ano?

4. Converse com os alunos atuais
“Não há na melhor que uma boa conversa com os alunos que já estejam fazendo curso online na instituição para ter uma noção do que realmente está acontecendo no programa”, diz Cates. Conversas com profissionais atualmente inscritos no programa vai ajudá-lo a determinar se o programa pode atender às suas necessidades, acrescenta.

5. Avaliar se o programa oferece apoio à carreira
Bons programas de MBA online, principalmente nos Estados Unidos, vão oferecer desenvolvimento de liderança e coaching de carreira, diz Cates. Eles também oferecem networking robusto com ex-alunos que pode vir a calhar quando você está procurando um novo emprego.

Fonte: CIO

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: