Dez tendências para o mercado de TI na AL em 2012, segundo a IDC


A IDC América Latina aponta as tendencias da industria de TI e Telecom na região para os próximos meses. Abaixo, veja a lista das dez previsões da consultoria.

1. Depois de uma década de impulso, região terá crescimento estável – Após expansão da América Latina e da clase média, 2012 será ano de crescimento para a indústria de TI, apesar da volatilidade da economia global. A IDC prevê que o investimento em TI será 12,2% superior ao longo do ano e o mercado deverá movimentar mais de 97 bilhões de dólares.

2. Tablets serão dispositivos complementares – O mercado tem-se perguntado se os tablets vão substituir os PCs. Na visão da IDC, isso não vai acontecer. Estima-se que 2,1 milhões de unidades de tablets sejam comercializadas em 2012, mas ainda assim o número é relativamente pequeno. No entanto, os tablets vão alterar o ecossistema de TI e terá uso complementar ao lado de outros dispositivos móveis, fruto de uma combinação de novas funcionalidade e aplicações inovadoras na empresa.

3. Consumerização de TI: profissionais vão ampliar uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho – Uma nova geração de consumidores vai mudar a forma de tomar decisões sobre qual tecnologia a companhia deve investir. Assim, tecnologias pessoais vão criar novas dinâmicas nas organizações.

4. Expansão da rede móvel atinge dimensão crítica – O transporte de dados na rede móvel continuará a crescer a taxas exponenciais, uma das causas é o rápido crescimento da base instalada de smartphones, que saltará 71% neste ano. Durante 2012, as operadoras de telecom vão trabalhar para migrar suas redes para 3G e 4G.

5. Serviços de nuvem atingem maturidade – Em 2012, apenas uma [em cada cinco companhias] não vai entender o conceito de serviços em nuvem, que representarão 280 milhões dólares até o final do ano. As novas ofertas continuarão a confundir, mas as migrações iniciais devem cumprir reais oportunidades para a inovação. Pequenas empresas terão acesso a ofertas que se adaptem às suas necesidades.

6. Tecnologia para a nuvem em uma encruzilhada – Como os componentes de uma “infraestrutura de nuvem” (data centers de alta densidade e velocidade, e utilização máxima da virtualização) tornam-se cada vez mais comuns, a base para a nuvem privada define-se no mercado. Embora ainda faltem caminhos para a automação e a medição para chegar ao modelo de infraestrutura como serviço (IaaS), a visão está definida e irá orientar as decisões de investimento daqui para frente.

7. Big Data: o nascimento de um “grande” mercado, definido não pelo tamanho mas por sua utilização – Com o efeito da taxa impressionante de acúmulo de informações (quase 50% a mais por ano), 90% delas difíceis de analisar, a abordagem tradicional de gerenciamento de dados dará origem a um mercado de 370 milhões dólares na América Latina em 2012, incluindo hardware, software e gestão de serviços associados ao Big Data.

8. Indústrias inteligentes – Em 2012, a combinação de mobilidade, cloud, Big Data e rede social irá resultar na criação de soluções inteligentes que vão transformar o setor financeiro (sistemas de pagamento móveis integrados), a indústria (gestão de estoque e de fornecimento do produto ao ponto de venda) e a governança (gestão de sistemas da cidade inteligente).

9. Novo paradigma de armazenamento e de virtualização vai mudar o gerenciamento de conteúdo – Assim como a explosão de dados, haverá uma mudança na maneira como as pessoas veem e armazenam o conteúdo, acelerando a migração do mercado de investimento da manipulação física tradicional (papel, tinta de impressão) para a manipulação digital.

10. Provedores asiáticos de baixo custo vão crescer na América Latina – Em busca de mercados em crescimento, os fornecedores asiáticos de baixo custo passarão a ter maior participação na América Latina.

Fonte: CIO

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: