Coma direito, para lidar com o stress dos negócios


Seja por preocupações com as contas mensais ou pelas cargas de trabalho maiores que são o resultado inevitável da busca por maior eficiência, estamos todos tendo que lidar com pressões cada vez maiores, ultimamente. E, como alguém responsável por dirigir seu próprio negócio neste difíceis tempos econômicos, ninguém sabe melhor disso do que você. Para você, o stress é, provavelmente, algo que “faz parte”, como clientes irascíveis e exigências fiscais fora de hora.

E, mesmo que pequenos “surtos” de pressão intensa possam ser benéficos, dando aquela adrenalina do tipo “lutar ou correr”, para você ter o pique para aquele projeto que apareceu na última hora, o stress prolongado pode ter consequências muito menos positivas.

O stress se manifesta de várias formas, com sintomas comportamentais indo da falta de concentração a problemas com bebida, mas, para muitos, um dos primeiros sinais de stress é comer demais.

Pode ser um lanchinho extra no meio da manhã; pode ser aquele fast food no almoço porque você “não tem tempo de comer direito”; pode ser uma barra de chocolate, de tarde, para dar um pouco de energia. Para alguns, o peso começa a subir em épocas de stress, mesmo se você não estiver comendo mais do que o de costume; alguns acreditam que isso é o resultado de uma desaceleração do metabolismo.

Seja qual for a razão, o excesso de peso pode levar a problemas de saúde mais sérios, prejudicando a sua capacidade de lidar com o stress. Assim, é importante tentar resolver esse problema o mais cedo possível, antes que isso crie um círculo vicioso.

É claro que você não tem que ficar estressado para começar a ter uma alimentação saudável – incontáveis estudos já mostraram que as pessoas trabalham melhor quando comem melhor – então, eis algumas dicas que podem beneficiar a todos.

Não pule refeições
Para começar bem o dia, um bom café da manhã. Mingau, musli e cereais matinais com trigo integral são uma boa fonte de fibras, deixam você se sentindo satisfeito e vão dando energia durante a parte da manhã, de modo que você fica menos tentado a dar aquela “beliscadinha” em coisas pouco saudáveis. Realmente, não é legal – ou saudável – não tomar o café da manhã porque está ocupado demais!

Apele para os lanches saudáveis
Se você precisar dar uma “beliscada” no meio da manhã, um pacote de nozes sem sal ou alguns pedaços de fruta podem dar conta do recado, sem que você chegue à hora do almoço querendo comer as paredes.

Você está mesmo com fome?
A comida pode se tornar um hábito, e muitos de nós comem mesmo quando não estão com fome. Se você ficar com muita vontade de um chocolate na hora do cafezinho do meio da manhã, vá fazer outra coisa: dê um telefonema, organize os papéis, ajeite o quadro de avisos – qualquer coisa que tire a comida da sua cabeça.

Pense diferente
É muito fácil esticar a mão para a bandeja de biscoitos que trouxeram para a reunião. Mas seja forte e fique com o chá, o café, o suco ou só com a água, mesmo. poucas pessoas estão realmente com fome durante as reuniões. Se você realmente achar que tem que oferecer algo durante reuniões longas, coloque uma bandeja com frutas na mesa.

Evite o fast food!
Pão integral com uma fatia de frios, salada de lagosta, wrap de frango, peixe defumado com pão de centeio… nada disso demora mais do que alguns minutos para preparar, e vão deixar você bem mais preparado para os desafios da tarde do que excesso de sal, gordura e açúcar de uma refeição da fast food.

Faça uma caminhada
Uma alimentação saudável é apenas um dos modos de resolver o problema do peso induzido por stress. Outro modo é fazer exercícios regulares, seja uma caminhada rápida de 20 minutos no parque ou uma ida até a academia. Você não só está queimando calorias, mas também está passando algum tempo longe das minúcias dos negócios do dia a dia, o que vai permitir que você perceba problemas maiores.

Relaxe
É mais fácil falar para relaxar do que realmente relaxar, claro, mas praticar ioga ou meditação pode permitir que você faça as pausas necessárias para ter uma perspectiva melhor dos desafios do seu trabalho. Fazer isso por 30 minutos, durante a hora do almoço, pode deixar você novo em folha e com o estado de espírito ideal para o trabalho da parte da tarde. Além de diminuir a chance de você precisar comer para se sentir bem!

Fonte: HP

Abs

Luiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: