Taxonomia de Bloom


Os treinamentos intermediários da carreira v3 da ITIL possuem o Critério de Avaliação baseado na Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom.
Cada questão tem 04 alternativas e apenas uma delas está totalmente errada. Opta-se por aquela que for a opção “mais correta”. A avaliação será gradativa: a escolha da resposta mais correta valerá 5 pontos, a segunda resposta mais correta valerá 3 pontos, a terceira resposta correta valerá 1 ponto e somente a resposta incorreta não terá pontuação.

Isso vale para os treinamentos do Ciclo de Vida e os de Habilidades.

Mas o que é a Taxonomia de Bloom?

A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. Foi resultado do trabalho de uma comissão multidisplinar de especialistas de várias universidades dos EUA, liderada por Benjamin S. Bloom, na década de 1950. A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:

– o cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual;

– o afetivo, abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores;

– o psicomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o organismo muscular.

Cada um destes domínios tem diversos níveis de profundidade de aprendizado. Por isso a classificação de Bloom é denominada hierarquia: cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior. O terceiro domínio não foi terminado, e apenas o primeiro foi implementado em sua totalidade.

Domínio cognitivo

As habilidades no domínio cognitivo tratam de conhecimento, compreensão e o pensar sobre um problema ou fato.

  • Conhecimento: memorização de fatos específicos,de padrões de procedimento e de conceitos.
  • Compreensão: imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola.
  • Aplicação: utiliza o aprendizado em novas situações.
  • Análise: de elementos, de relações e de princípios de organização
  • Síntese: estabelece padrões
  • Avaliação: julga com base em evidência interna ou em critérios externos

Domínio afetivo

Na hierarquia de Bloom, o domínio afetivo trata de reações de ordem afetiva e de empatia. É dividido em cinco níveis:

  • Recepção: Percepção, Disposição para receber e Atenção seletiva
  • Resposta: participação ativa, Disposição para responder e Satisfação em responder
  • Valorização: Aceitação, Preferência e Compromisso (com aquilo que valoriza)
  • Organização: Conceituação de valor e Organização de um sistema de valores
  • Internalização de valores: comportamento dirigido por grupo de valores, comportamento consistente, previsível e característico.

Domínio psicomotor

domínio psicomotor, na hierarquia de Bloom, trata de habilidades relacionadas com manipular ferramentas ou objetos.

Bloom não criou itens para esse domínio; outros autores fizeram propostas. Um exemplo é :

  • Percepção
  • Resposta conduzida
  • Automatismos
  • Respostas complexas
  • Adaptação
  • Organização

Revisões e críticas

Uma das questões sobre o trabalho de Bloom é a existência ou não de uma hierarquia estrita e sequencial.

A classificação foi mais tarde revisada por diversos cientistas, como Lorin W. Anderson e David R. Krathwohl, co-autor do trabalho original. Essa nova classificação apresenta mudanças como colocar síntese em um nível mais elevado do que avaliação.

Abs

Luiz

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