Atalhos para poupar seu tempo e sua sanidade


Conhece aquelas listas de coisas para você que você anota em um bloquinho, no final do dia? Elas são apenas um exemplo das dicas e truques que todos nós usamos para gerenciar o nosso trabalho do dia a dia, conhecidos hoje como “lifehacks” (“modificações na vida”, numa tradução livre), uma palavra surgida na década passada, para descrever os atalhos usados pelos programadores, para fazerem o serviço mais rápido.

Os lifehacks podem ser ferramentas ou atalhos para aumentar a produtividade de praticamente todos os aspectos pessoais e profissionais (faça uma busca por “lifehack” no Google e você vai achar centenas, senão milhares deles) e eles vão desde o óbvio (“Defina objetivos claros – diários, semanais e mensais – e atinja-os sem falta.”) ao ligeiramente mais obscuro (“Dicas para um bom Feng Shui”).

Para evitar que você tenha que “peneirar” página por página de autoajuda, nós reunimos alguns dos principais lifehacks para aumentar a produtividade no local de trabalho.

Desligue-se. Totalmente.
Tem um projeto que precisa de 100% de concentração? Então, é isso que você tem que dedicar a ele. Desconecte-se da rede, desligue o programa de email e desligue o celular. Não se imagina fazendo isso? Vá em frente. Experimente e veja como isso é libertador.

Coloque as tarefas que chegarem depois por último
Ignore todos aqueles “trabalhinhos” de 5 ou 10 minutos que chegam durante o dia, até que você consiga concluir as tarefas principais. É muito fácil responder a todos os emails que aparecem na sua caixa de entrada “já que é rapidinho”, mas isso significa atrasar todos os trabalhos que você priorizou antes.

Apenas faça
Todos nós sabemos que a procrastinação é a pior inimiga da produtividade e, ainda assim, nós todos acabamos caindo nessa de deixar um trabalho pra outra hora porque estamos com medo dele ou porque tem algo mais fácil ou mais divertido para fazer. Decida que vai fazer o serviço, estipule um prazo e mãos à obra.

Pare um pouco
Você nunca vai estar tão ocupado que não vai poder parar por 5 minutos, ou até 15. Levante da cadeira, tome um cafezinho com os colegas para conversar ou simplesmente estique as pernas fora do escritório. Você irá voltar renovado e pronto para encarar o dia com energia renovada.

Participe!
Pode ser difícil achar um tempo extra no seu calendário apertado, mas participar de grupos pode trazer novas oportunidade e lhe dar novas ideias. Não importa se é um fórum de negócios locais ou aulas de judô; você vai expandir o seu círculo de contatos e conhecer pessoas que vão ajudar você a ver outros aspectos da vida.

Não queira ser perfeito em tudo
Todos nós queremos fazer o melhor, mas ficar atrás da perfeição absoluta pode prejudicar o desempenho geral. Se o seu site da web está 99% certo, vale mesmo a pena gastar mais um dia indo atrás de detalhes? Isso não é o aspecto principal do seu trabalho, e o esforço extra simplesmente não vale a pena. Aplique essa regra a outros aspectos dos negócios e você poderá passar rapidamente para outras tarefas.

Acabe com a bagunça
Comece com o seu ambiente físico: encontre um lugar para tudo e coloque tudo em seu lugar. Agora, faça o mesmo com a sua escrivaninha. Cada documento a preencher na sua escrivaninha ou PC é uma possível distração. Para terminar, examine a sua lista de coisas para fazer e transfira tudo o que não for ajudar você a atingir os objetivos desta semana ou deste mês para uma lista separada… e deixe-a em uma gaveta. Agora, você está livre para ser produtivo!

Separe um tempo para outras coisas
Gerenciar um negócio requer compromisso total, mas isso não significa que você tenha que usar 100% do seu tempo. É importante deixar um tempo para todas as coisas que podem não ser urgentes em se tratando de negócios, mas são extremamente importantes. Separe um tempo para se exercitar, socializar, ficar com a família e também para você mesmo.

Comprometa-se e prometa
Diga às outras pessoas o que você almeja: não há nada como saber que outros vão perguntar sobre o seu progresso para motivar você a realmente fazer as coisas.

Tirar uma soneca
Churchill fazia isso. Einstein fazia isso. JFK fazia isso. E você também deve fazer. As pesquisas mostram que uma sonequinha à sua mesa (ou debaixo dela!) não só deixa você mais alerta no período da tarde, como pode realmente deixar você mais esperto (dizem que o cérebro fica mais receptivo a fato após uma soneca). Desligue qualquer distrações em potencial e deixe um alarme para 20 minutos – mais do que isso, e você irá acordar com vontade de dormir mais.

Fonte: HP
Abs
Luiz
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: