Six Sigma – Casos de Sucesso


Para terminar a sequência de posts sobre Six Sigma, hoje trago um caso de sucesso:

GE – Reduz número de fornecedores de serviços de transportes

A GE desenvolve projeto para reduzir o número de transportadoras que prestam serviço às suas 14 unidades de negócios na América Latina. A meta, além de melhorar a qualidade do serviço, é economizar algo em torno de US$ 400 mil, de acordo com Fátima Souza, que coordena o processo na companhia. Ela participou nesta sexta-feira (24/9) de reunião do Comitê de Supply Chain e Logística da Amcham-SP.

O projeto obedece à metodologia Seis Sigma, um programa de qualidade implantado a partir de 1995 pela GE em suas unidades de negócio em todo o mundo. A metodologia permite avaliar estatisticamente os defeitos e problemas de produtos e serviços. A certificação Seis Sigma só é obtida quando a incidência de erros é próxima de zero ou o índice de acertos fica em 99,9997%, algo como 3,4 defeitos por um milhão de oportunidades. Se os defeitos se repetirem 6.210 vezes por milhão, por exemplo, o Sigma será 4. “Os Seis Sigma, por exemplo, correspondem à possibilidade de faltar energia elétrica uma vez a cada hora em 34 anos”, comparou.

Os procedimentos Seis Sigma seguem uma seqüência de análise e avaliação estatística que vão desde a identificação dos pontos críticos para qualidade até a definição de prioridades. Cada um dos projeto é coordenado por um funcionário certificado no nível black belt do Seis Sigma, posição ocupada por Fátima. No caso do projeto de racionalização da distribuição de produtos da empresa, foi fixada uma meta de redução de 80% do número de transportadoras responsáveis por duas modalidades de distribuição: cargas consolidadas e caminhões destinados. “Representantes de todas as unidades de negócios da empresa também participam de sua elaboração na condição de clientes do projeto”, observou.

“A partir desta análise chegamos a duas transportadoras por unidades de negócio”, explicou. Ao final do processo de redução do número de prestadores do serviço, ainda em curso, a GE América Latina deverá reduzir o número atual de transportadores de 136 para no máximo 30, aumentar o volume dos serviços e reduzir riscos, ela afirmou.

Identificação de talentos

O sistema Seis Sigma reúne várias ferramentas de qualidade. A sua aplicação obedece a etapas como a identificação da expectativa dos clientes e diagnóstico dos defeitos até chegar à definição de procedimentos para correção e manutenção do acerto. “Pode ser utilizado para melhorar o que já existe e para desenvolver produtos ou processos novos”, disse Fátima.

Na empresa, o sistema é coordenado por grupos hierarquizados de funcionários em quatro categorias que tem no topo o quality leader – responsável pelas iniciativas nas várias unidades de negócio de uma região – e na base os green belt, condutores de cada um dos projetos, passando pelos black belt, executores dos projetos. “O Seis Sigma também é uma forma de identificação de talentos”, ela ressaltou. Pelo menos um terço dos funcionários da GE em todo o mundo já ocupa posição de green leader, e até 2005 40% dos líderes deverão atingir a posição de black belt.

Mais casos no site da CompanyWeb.

Abs

Luiz

About these ads

3 Respostas to “Six Sigma – Casos de Sucesso”

  1. Rachid Says:

    Nossa adorei essa seqüência de posts a cerca do “6 Sigma”. Fiz um curso de 6S logo após terminar a universidade e foi muito proveitoso. Muitos profissionais que lideram uma equipe de trabalho, seja ela quem área for, deveriam ter conhecimento dessa estratégia. Apesar do 6 sigma ser caracterizado por uma abordagem sistemática, que tem como objetivo reduzir custos e aumentar/melhorar a eficiência da organização, por meio da otimização de produtos e processos, com o conseqüente incremento da satisfação dos clientes; sua metodologia de aplicação e raciocínio do modelo DMAIC é extremamente eficiente em qualquer equipe de projetos ou serviços. Vale a pena como conhecimento e crescimento profissional dedicar algumas horinhas para aprender sobre esse assunto. Para quem acha que o Seis Sigma parece a princípio confuso e misterioso, fica a dica do livro “Seis Sigma para Leigos”, da editora Alta Books em português. Esse livro explica de forma bem didática para quem pretende implementar a metodologia ou simplesmente entendê-la.

  2. Maria Eugênia Barbosa Says:

    gostaria de realizar um curso sobre Seis Sigmas que pudesse me dar uma visão mais ampla e menos confusa diante o estudo sobre PLT, Tecnologias e Ferramentas de Gestão.

  3. Maria Eugênia Barbosa Says:

    Preciso de um estudo de caso com sucesso em Seis Sigmas e um caso que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação de cada ferramenta. grata,


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: